domingo, 18 de outubro de 2009

Is google making Us stupid?




" Not reading in the traditional sence". Nicholas Carr no seu texto " Is google making us stupid?", oferece-nos uma visão ampla sobre o caminho das novas tecnologias e das ferramentas que lhes pertencem. A expressão que retirámos do texto chamou-nos à atenção, e é por esta que iremos iniciar o nosso post de hoje.
Certamente não conseguirão entender a expressão isoladamente, no entanto no contexto em que está enquadrada é bastante perceptível. O autor, defende que é claro para todos os utilizadores da internet que a forma como lemos um jornal tradicional não se assemelha de todo à forma como percepcionamos e exploramos os textos online. Efectivamente, esta ideia parece estar assente para todos nós. Todavia, devemos estar alerta para uma mudança nas nossas formas de " ler" e interpretar, a que Nicolas Carr define como " Power Browse": é como se um novo motor de busca entrasse dentro do nosso cérebro e o orienta-se de forma distinta para os diferentes textos apresentados, quer online quer tradicionalmente. Ainda assim, o autor vai mais longe, e afirma que por vezes trabalhamos online para evitar a forma tradicional de o fazer. Será esta a atitude que devemos ter? Por um lado poderá tornar-nos absolutamente dependentes das ferramentas web, por outro temos de acreditar que o futuro irá seguir neste sentido.
Entendemos que pode haver informação boa e últil na internet, se todos em conjunto trabalharmos para esse objectivo. Se pensarmos nos media online( tema anteriormente discutido neste blog), conseguimos encontrar várias vantagens e será até discutível( neste caso particular) se a forma de leitura em web se diferencia tanto da forma tradicional.
Concluindo, pensamos que nos dias de hoje o equilíbrio entre o tradicional e as ferramentas web deverá ser o mais razoável e pertinente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário